sexta-feira, 30 de junho de 2017

Raças que sofrem com a gripe animal


Os cães braquicefálicos (de focinho curto) estão mais expostos a intensidade dos sintomas da gripe canina, muito comum no inverno. O pug, pequinês, boxer, buldogue, entre outros, fazem parte desse grupo de risco. Como as vias aéreas são reduzidas, a dificuldade em respirar, espirros e tosse trazem mais sofrimento para os mascotes. A única maneira realmente eficaz que diminui o risco dos peludos pegarem gripes e resfriados é a vacinação anual, que deve ser realizada sempre por um veterinário da sua confiança, de preferência que já acompanhe o pet.

Nos dias mais frios é bom poupar o animal da tosa severa, pois o pelo é a sua proteção natural, evitar banhos frios e manter sempre seu melhor amigo abrigado das intempéries do tempo. Agasalhar bem o cachorro também ajuda na prevenção de doenças oportunistas, que se aproveitam das baixas temperaturas para agirem.

terça-feira, 27 de junho de 2017

Sabia que o seu gatinho pode ter acne?


A doença se manifesta principalmente no queixo e próximo a boca do animal, na parte inferior. Pontos pretos e endurecidos se acomodam nessa região e muitos donos dos pets confundem esse aspecto escuro com sujeira. Em grandes proporções a acne pode causar vermelhidão e lesões na pele.

Causas
Ainda não existe comprovação científica sobre os fatos que levam a esse desconforto, porém, entre as mais prováveis estão: excesso de produção de sebo, obstrução dos folículos pilosos, autohigiene ineficaz, estresse e até fatores genéticos. Apesar de menos frequentes, fungos podem estar presentes no local. Especialistas indicam a substituição de vasilhas plásticas para ração, que podem acumular bactérias mais facilmente, por comedouros de outros materiais, como o alumínio, por exemplo,

Tratamento
O veterinário indicará o tratamento correto mediante avaliação clínica de cada caso. Alguns peludos necessitam de fármacos administrados por via oral e outros complementam o tratamento com medicamentos utilizados no local das lesões.

A dica é ajudar o seu melhor amigo na limpeza diária das regiões afetadas. No início do processo da acne, ela é muito fácil de ser removida. Somente com uma compressa com água morna ou ao coçar levemente a região afetada do felino, os pontos pretos já vão sendo retirados. 

terça-feira, 20 de junho de 2017

Leão-marinho é avistado em Balneário Camboriú

Foto meramente ilustrativa

Um leão-marinho foi encontrado na Praia de Laranjeiras, em Balneário Camboriú – SC, na última segunda-feira, 19.
Ao avistarem o animal, transeuntes pediram ajuda para o Grupo de Proteção Ambiental da Guarda Municipal, que em conjunto com a equipe do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos resgataram o grandalhão já na faixa de areia.
A boa notícia é que o leão-marinho não apresentou ferimentos, e, provavelmente, passou pelo local somente para descansar. Especialistas explicam que nesta época, os animais saem das águas gélidas do Uruguai e nadam em busca de temperaturas mais elevadas.
Portanto, com sorte, é possível encontrar uma dessas criaturas dando uma pausa estratégica por aí. Mas, fica o alerta: apesar do animal ser pacífico, é bom lembrar que ele não está acostumado com o convívio direto com o ser humano, portanto, se avistar qualquer espécie aquática, não se aproxime e entre em contato com os órgãos competentes que irão verificar as condições de saúde do bicho.


sexta-feira, 2 de junho de 2017

Shopping abriga pets



O Akbati Shopping Center, em Istambul - Turquia, passou a abrigar cães e gatos em situação de rua. A iniciativa partiu dos comerciantes locais em 2009, quando a região passou pela maior nevasca da sua história, com temperaturas que alcançaram 17 graus negativos, clima que levaria a óbito os animais desprotegidos.
Naquele ano, cinco gatos e oito cachorros que transitavam pelos arredores foram recebidos no estabelecimento. Hoje, a acolhida já é fornecida para mais de 100 pets, que recebem ainda ração, água e cobertor. E, todos esses mimos são doados aos peludos em todas as estações do ano, e não somente no inverno.
Um dos proprietários de loja do complexo, apaixonado por gatos, abre as portas da sua empresa para receber os felinos, inclusive durante o dia. Tem até aquecedor de ambientes comprado exclusivamente para os bichanos.
A iniciativa mostra que em muitos países do mundo, os animais são respeitados, amados e amparados. 
Já que os governantes não tomam atitude, vamos torcer para que a população brasileira se conscientize e faça a sua parte, mesmo que com pequenos gestos.
Os peludos agradecem!