sábado, 11 de março de 2017

Não jogue sal nos sapos


Apesar dos sapos, pererecas e rãs não ganharem a simpatia de muita gente, eles são inofensivos e precisam viver para manter o equilíbrio do meio ambiente. Os anfíbios são responsáveis pelo controle da população de insetos. Com a ausência deles, plantações seriam devastadas e os seres humanos se sentiriam muito incomodados com uma invasão proveniente dos ares.
Infelizmente, um costume antigo de jogar sal nos sapos para espantar o animal ainda sobrevive. E com o período de chuvas, e o aparecimento dessas figuras, inclusive nas grandes cidades, eles se tornam vítimas fatais. Isso porque, é por meio da pele que acontece uma parte do processo de respiração e, quando o órgão se choca com o mineral, o organismo não consegue absorver água, causando uma dor extrema e impiedosa que quase sempre leva à morte.

Atos bárbaros como esse não deveriam mais existir. A natureza chora todas as vezes que perde um dos seus habitantes. E o resultado de tanta crueldade será visto em um futuro muito próximo e nada feliz. Muitas espécies levadas à extinção por conta da ignorância. Vamos repensar o mundo que iremos querer para nossos descendentes, e desde já, tomarmos uma atitude assertiva com relação à manutenção da vida e do ecossistema.