terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Banho de gato


Você com certeza já deve ter ouvido a expressão: “tomou um banho de gato”. Na prática, isso quer dizer um banho rápido, mas no cotidiano do felino, o significado vai muito além de higienização e retirada de parasitas.
Na antiguidade, quando os animais ainda não eram domesticados, eles comiam, e em seguida se lambiam. A língua, principal ferramenta da limpeza, com papilas cônicas que mais parecem pequenos espinhos, auxiliava na remoção das partículas da refeição. O ato funcionava como medida de precaução para não serem encontrados pelo seu predador natural, que poderia segui-los, por conta do odor característico do alimento.

E pode observar, de lá para cá, não mudou muita coisa. Depois que os peludos comem, a primeira coisa que eles fazem é tomar um belo banho de língua. Mesmo depois de séculos, o hábito continua como nos primórdios.

Banho solidário
Em geral, a partir da quarta semana de vida, os gatos já aprendem a tomar banho sozinhos. Eles copiam a mãe e acabam por higienizar também os irmãos e a própria tutora felina. Essa é uma forma de demonstração de amor e da criação de um vínculo emocional. E não se espante se o seu gato começar a te lamber. Se isso acontecer, comemore, quer dizer que ele confia em você e o considera como parte integrante do seu bando.


Cabras nas aulas de ioga


Pode parecer inusitado, mas em uma fazenda em Oregon, nos Estados Unidos, cabras são convidadas especiais em aulas de ioga. Os animais ficam soltos e ajudam, mesmo que indiretamente, no relaxamento dos participantes.

A ideia deu tão certo, que mais de 1200 pretendentes a alunos já estão na fila de espera para compartilharem da experiência.  Se a moda pega!