sexta-feira, 19 de maio de 2017

Xixi no lugar certo


Os gatos são muito inteligentes e fazer as necessidades fisiológicas na caixinha, torna-se um hábito desde que são muito jovens. Basta que você mostre o lugar uma única vez, e eles jamais irão esquecer.
No entanto, alguns animais, em determinadas fases da vida podem começar a fazer xixi fora do lugar reservado para eles. Esse fato acontece por diversos motivos. Se a caixinha estiver muito suja, o censo de limpeza dos mascotes vai apontar para que eles optem por um local limpo. Por isso, é imprescindível, sempre recolher as fezes, no mínimo duas vezes ao dia; A casa que possui mais de um pet necessita também manter um ‘banheiro’ para cada um.
Se alguma fêmea pelos arredores estiver no cio, os gatos tendem a marcar território nos lugares mais inusitados, e isso pode incluir camas, sofás, aparelhos eletrodomésticos e onde mais eles acharem importante deixar o seu cheiro e mostrar que são os donos da selva. A única maneira de evitar esse problema é a castração. Com exceção de raros casos, o gato castrado não faz suas necessidades em qualquer ambiente.
Lembrando que a caixinha higiênica precisa ser preenchida com areia específica para os bichanos. O produto é vendido em supermercados, casas de ração e pet shops. E nem pensar em utilizar areia de construção ou da praia. Elas podem estar contaminadas e  trazer doenças para o seu bichinho como toxoplasmose, verminoses e micoses.