Uma iniciativa inusitada de empresários da Escócia incentiva
a adoção de animais. Os proprietários de uma cervejaria passaram a dispensar
por uma semana aqueles funcionários que praticarem o ato solidário de levar um
cachorrinho para casa. A “licença-cachorro” funciona como uma
licença-maternidade que, visa melhorar o período de adaptação entre o pet e seu
dono.
Os animais podem ainda frequentar o local de trabalho dos tutores. De acordo com os fundadores da empresa, em breve, os
colaboradores da filial de Ohio, nos Estados Unidos, também contarão com este
mesmo benefício.
Esta prática de levar os animais de estimação ao trabalho, já
é moda em grandes empresas pelo mundo, como o Google, por exemplo. E os representantes do
universo corporativo sabem o quanto a presença dos peludos é importante: o ambiente
executivo fica mais descontraído, os funcionários se socializam melhor e até a
produtividade e desempenho se destacam positivamente.
Mas é claro que os estabelecimentos colocam regras para essa
visita canina. O ideal é verificar se o cachorro se adéqua a novos ambientes e pessoas,
se existe um dia específico para o “tour animal” e quais são os locais permitidos para trânsito
do pet.
Tomara que as empresas no Brasil sigam o exemplo que vem de
fora. Funcionário feliz é sinônimo de boa performance e sucesso nos negócios e
na vida.