domingo, 28 de maio de 2017

Sarna de ouvido: aprenda a identificá-la


Ela começa com uma coceira discreta e aos poucos vai tomando conta do ouvido e acaba com a paciência do pet. Essa é a sarna de ouvido ou sarna otodécica que é causada por um ácaro que se aloja no interior do local.
A doença acomete somente os pets, com exclusividade na região do ouvido. Sendo assim, ela não é transmitida para os seres humanos. No entanto, o simples contato com a vasilha da ração ou com o lugar que o bichinho contaminado dorme é suficiente para passar o problema para os demais animais da casa.
Um sintoma importante é a secreção que se apresenta dentro do ouvido. De cor amarronzada, ela mais parece uma terrinha viscosa. A recomendação é que todos os peludos, tanto gatos quanto cachorros que dividem os mesmos ambientes passem por tratamento para acabar com a doença, mesmo que ainda não demonstrem nenhum sintoma. Só o veterinário poderá indicar os medicamentos adequados para a sarna de ouvido. No mercado existem fármacos injetáveis, e produtos que podem ser aplicados na região afetada ou no pescoço do animal.
A limpeza do ouvido é fundamental para que os donos alcancem bons resultados com o tratamento. Com o auxílio de uma haste flexível limpa, de forma delicada sem aprofundamento no canal auditivo, a cera escura deve ser retirada.
Não deixe o seu animal padecer com o problema, pois a doença que parece simples, em casos de grande infestação pode causar alguns tipos de infecção e até surdez definitiva.



Nenhum comentário:

Postar um comentário