segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

O literal banho de gato

Os gatos pela sua própria natureza se higienizam por meio das lambeduras por todo o corpo. Eles fazem verdadeiros contorcionismos para ficarem limpos. A língua áspera, que lembra espinhos, é a ferramenta responsável para auxiliar nessa assepsia. O problema é que, principalmente os bichanos de pelos muito longos acabam ingerindo uma boa quantidade de pelos durante o banho. Em geral, eles são expelidos pelas fezes e vômito, mas quando isso não ocorre, eles podem se acumular no aparelho digestivo e causar até a obstrução da via intestinal. Fique de olho se o seu gato ficar apático, sem vontade de comer, ou sem fazer as necessidades fisiológicas. Esses são alguns sintomas de que algo não anda bem, e pode estar relacionado à ingestão dos pelos. Se as manifestações persistirem, procure um veterinário.



Como evitar o problema
Prevenir é sempre o melhor remédio. No mercado animal existem alguns tipos de ração e outros alimentos, que por conta das fibras presentes ajudam na limpeza do organismo. Graminhas próprias para os bichanos também fazem essa mesma função.
Outra dica é escovar bem os gatos todos os dias. Acessórios próprios retiram os pelos soltos e evitam que os pets os engulam. Sem contar que esse acaba sendo um momento de interação com o tutor e seu animalzinho de estimação. Em geral, eles costumam gostar bastante da escovação e pedem mais. Quando a quantidade de pelos soltos é muito grande vale também levar o bichano em um pet shop para tomar banho, assim, os pelos são eliminados de forma natural.



Nenhum comentário:

Postar um comentário