segunda-feira, 3 de abril de 2017

O chocolate e seus reveses


Os mascotes de estimação são eternos pidões quando o assunto em pauta é comida. Mesmo saciados, cães e gatos adoram compartilhar das refeições da família. Esse hábito faz mal aos pets e pode causar graves problemas de saúde. Com a proximidade da Páscoa, faz-se necessário alertar sobre o chocolate- uma guloseima deliciosa, no entanto, muito perigosa para os peludos.
Mesmo em doses homeopáticas, o doce é tóxico. Isto se deve principalmente a cafeína e a teobromina - substâncias presentes na iguaria. E quanto mais alto o teor de cacau na sobremesa, maior o risco de prejudicar o funcionamento do organismo do animal, com possíveis diarreias, vômitos , alergias, taquicardias, convulsões, entre outras disfunções que podem ser fatais e irreversíveis. Sem contar a cárie e a placa bacteriana que são verdadeiras inimigas dos animais de estimação.

A boa notícia é que no mercado pet existem diversas opções de iguarias que lembram o chocolate, tanto com relação ao aspecto, como também referente ao cheiro, mas não possuem açúcar e nem cacau. Petiscos, waffers e até ovos de Páscoa são facilmente encontrados, tanto nas lojas físicas como nos e-commerces. Então, se a ideia é inserir o bichinho na comemoração em família, aposte nas opções específicas para ele.