segunda-feira, 6 de março de 2017

Pets e moradores de rua abrigados


O prefeito de São Paulo, João Dória, deu uma boa notícia para a gigante carente “Terra da Garoa”. Os abrigos construídos para a população em situação de rua serão reformados e contarão com espaço para animais de estimação e estacionamento para carroças. A iniciativa batizada de “Espaço Vida” partiu do prefeito que percebeu que muitos “sem-teto”não ficam em albergues, devido os estabelecimentos não aceitarem os seus pets.
E é muito amor envolvido. Faça chuva ou faça sol, os tutores dos animais não os deixam abandonados. Esse é um bom exemplo, para muitos que têm condições de criar seu bichinho de estimação, mas preferem soltá-lo na rua mediante qualquer situação considerada adversa.

O projeto será mantido pela iniciativa privada, sendo assim, não terá custo para o governo, e os cidadãos não precisarão pagar impostos para suprir essa boa conduta, que vem de encontro com as necessidades de seres humanos desprovidos de bens materiais, no entanto, cheios de amor  para doar aos seus peludos de estimação.

Por que o gato afia as unhas?


O gato tem o hábito de arranhar diversos tipos de superfícies, inclusive a mobília da casa. O motivo principal é retirar aquelas cascas de unhas velhas que incomodam, mas também se alongar e demarcar o território, deixando o seu cheiro nos objetos. De um modo geral, o playground do gato é o sofá. Além do móvel ser construído com um material muito interessante para o desgaste das garras, ainda fica em um ponto crucial da casa, onde a família se reúne, e esse ponto é fundamental.
E depois que a mania se instalou, é difícil fazer o bichano desistir de afiar a unha em um local que não é considerado apropriado.  Ele arranha até deixar o sofá reduzido a espuma. No entanto, algumas medidas podem ser tomadas para desviar a atenção do peludo:

Tente colocar papel alumínio ou fita adesiva na parte do sofá ou do móvel que o gato gosta de arranhar. Ele com certeza vai se sentir incomodado tanto com o barulho, quanto com a sensação de ficar com a patinha grudada e a tendência, é ele não querer mais utilizar as suas unhas por ali.
Compre um arranhador específico para gatos, e de preferência, passe catnip (erva-do-gato) nele, pelo menos no inicio, até que o bichano se acostume. E se a casa abrigar vários pets, a dica é ter mais de um, pois o acessório pode se tornar motivo de disputa e briga.

Se o dinheiro estiver curto, o arranhador pode ser montado em casa, sem muita dificuldade e até com elementos recicláveis. Uma boa ideia é um cano largo de PVC, revestido com sisal e uma base que segure o peso do cano, sem que ele vire quando o gato se exercitar. O sisal pode ser enrolado e colado (com cola quente) em outros locais como pés de mesa e vigas - na área de serviço ou de lazer. O objeto também pode ser construído a partir de caixas de papelão. Os peludos têm verdadeira paixão por essa matéria-prima. A internet é um prato cheio para quem quer desenvolver  boas ideias e com materiais baratos.