sexta-feira, 21 de julho de 2017

O que é a dermatite atópica?


Se ou seu bichinho se coça muito e não apresenta sarna, pulga ou carrapato saiba que ele pode sofrer de dermatite atópica. A doença que acomete cães e gatos, se caracteriza por uma alergia causada por fatores ambientais, adquiridos pela respiração ou via cutânea. A pele inflama e em alguns casos fica com lesões, à medida que o pet se coça. Esse tipo de dermatite não tem cura,  no entanto, pode ser controlada.
Os ácaros são os principais causadores desse mal. E não é fácil ficar livre deles, pois, estão em toda parte: em ambientes úmidos, no pó e nos tecidos. O pólen das plantas também é outro vilão responsável pela doença.

Investigação e sintomas
O diagnóstico da patologia nem sempre é tão simples. Antes de uma definição do quadro real da doença do animal, o veterinário precisa excluir outros tipos de alergias, como a alimentar ou aquelas referentes às picadas de algum tipo de inseto.
Além do prurido, o mascote pode ter descamação na pele, vermelhidão e alopecia (queda de pelo).

Cuidados
Além dos banhos mais frequentes, evitando a água quente, o veterinário poderá indicar remédios específicos para o problema e produtos de higiene animal, com substâncias hipoalergênicas - itens que passaram por diversos testes e possuem menos chances de causarem alergias.
Para dar uma mãozinha e impedir que o pet fique com a alergia atacada, mantenha os ambientes sempre bem limpos e aspirados e de preferência deixe flores longe do local de convívio do animal.





quinta-feira, 13 de julho de 2017

Limpeza à prova de pelos


Só quem tem bichinho de estimação sabe o quanto é difícil manter a casa limpa e livre dos pelos e penugens.
Pensando nesse universo pet que não para de crescer, a Electrolux lançou o aspirador Easybox Plus (EASY2). O modelo além de ser muito mais silencioso, ainda conta com alto poder de sucção que retira os pelos e fios que estão emaranhados nas fibras dos tecidos e são de difícil remoção.

Qualidade de ar também é sinônimo do aparelho, que por meio da sua tripla filtragem, retém 99,9% dos ácaros, fungos e bactérias, impedindo que eles retornem ao ambiente, e em consequência, bloqueando os agentes das alergias. A saúde dos mascotes e dos seus donos agradece.

segunda-feira, 10 de julho de 2017

Pets idosos necessitam de cuidados especiais


A terceira idade chega não só para os seres humanos, como também para os animais. Nessa fase é importante redobrar a atenção com o seu bichinho de estimação. Com o passar dos anos, o pet pode passar a ter dificuldade para andar e enxergar. A energia que ele tinha enquanto jovem já não é mais a mesma, e as brincadeiras são deixadas de lado. 
No caso do felino, aqueles lugares muito altos que ele escalava, deixam de ser prioridade, pois o que o pet mais quer é segurança. Os peludos passam a dormir mais e preferem ambientes tranquilos e aconchegantes.
Doenças como cardiopatias, disfunções renais, ortopédicas e tumores malignos são mais frequentes nos mascotes que já são idosos. Por isso, é importante sempre observar a rotina do animal e fazer um check-up anual ou quando houver qualquer mudança drástica de comportamento, que pode ser decorrente de algum problema de saúde. Visitar frequentemente um veterinário é o porto seguro para dar mais qualidade de vida ao bichinho de estimação.

Dicas para melhorar a vida do senhor pet
Mantenha vasilhas de água em vários locais da casa, pois com o passar dos anos, o mascote passa a ter dificuldade em se locomover;
Evite mudar móveis de lugar, para que se o pet tiver algum problema de visão, ele não trombe em objetos e mobílias que estão dispostas de forma diferente da que ele conhecia quando enxergava bem;
Facilite a subida em camas e sofás, pois problemas ortopédicos podem dificultar a escalada;
Evite exercícios e brincadeiras que exijam muito da condição física do bichinho;
No caso dos cães, mantenha uma regularidade nos horários dos passeios, sempre com caminhadas curtas e em horários sem sol;
Disponha o tapete higiênico ou caixinha  em local de fácil acesso, para que o pequeno não faça suas necessidades fora do lugar.