quinta-feira, 24 de maio de 2018

Cuidados especiais com os pets no inverno



Quando a temperatura despenca e o ar apresenta baixa umidade, é hora de redobrar a atenção com os pets, pois as doenças respiratórias se proliferam mais rapidamente, inclusive no mundo animal.
A traqueobronquite infecciosa ou tosse dos canis está entre esses problemas oportunistas que tiram o sossego dos mascotes e dos seus donos. Vários agentes podem ser responsáveis pelo mal, no entanto, a vacinação ainda é o melhor remédio para combater vários desses vilões que são causadores da doença.
O contágio ocorre pelo ar ou pelo contato direto com outros bichinhos. Apesar do diagnóstico ser realizado clinicamente, é possível solicitar exames laboratoriais, entre eles o hemograma,  para saber mais detalhes sobre a saúde geral do peludo.  Tosse seca, coriza, febre e falta de apetite são alguns dos principais sintomas da tosse dos canis.  Na dúvida, peça ajuda ao seu veterinário, pois somente ele poderá traçar um diagnóstico preciso sobre o problema, uma vez, que outras doenças podem apresentar sintomas parecidos.

Dicas
Vacine o seu melhor amigo;
Não exponha o pet a baixas temperaturas;
Dê abrigo ao peludo em local coberto;
Evite levar o bichinho em lugares fechados e que tenha a presença de outros animais.

quinta-feira, 17 de maio de 2018

Picadinha do bem



Proteja a sua família e o seu animal de estimação. Não deixe de vaciná-lo contra a raiva. Este é um ato de amor!
 Em diversos estados, neste mês, ocorre a campanha antirrábica gratuita para cães e gatos.
Para manter a zoonose (doença que pode ser transmitida para o ser humano) controlada, é necessário se atentar para as datas e locais de vacinação. Procure o posto mais próximo do seu bairro.

Fique ligado
Pets podem ser imunizados contra a doença a partir de três meses de idade;
Os felinos devem ser encaminhados até as unidades de vacinação em caixinhas de transporte, e, no caso de cães, com coleira e guia.