quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Eles também precisam ir ao dentista


Alguns donos de animais nem imaginam, mas a boca é a porta de entrada para muitas doenças que acometem os pets. A falta de higiene bucal causa mau hálito, tártaro e problemas periodontais que podem levar até à perda dos dentes.
E não para por aí, as bactérias em contato com a corrente sanguínea, têm o poder de alcançar órgãos como coração, fígado, rins e pulmão. De acordo com a Associação Brasileira de Odontologia Veterinária (ABOV), as infecções gengivais são comuns em cães e gatos e, oito a cada dez, já apresentaram o problema. O resultado dessa pesquisa é um alerta para os tutores dos pets, pois aponta que os animais de estimação não estão sendo acompanhados adequadamente, por um profissional da área odontológica e, a única maneira de evitar as doenças da boca é a prevenção.

Mãos à obra
Assim como os seres humanos precisam escovar os dentes, com os animais não é diferente. Os restos de alimentos devem ser retirados de forma eficaz. O ideal é que esse processo seja realizado desde os primeiros meses de vida dos peludos. Mas se o tempo já passou, e o seu pet não é mais um filhote, não se desespere, o veterinário poderá ajudar nessa tarefa, afinal, é como diz o ditado popular: “o hábito faz o monge”. O profissional indicará o tipo de escova, a pasta adequada e a forma certa de realizar a higienização. Lembrando que no mercado pet existem produtos específicos para a higiene dos peludos, assim como brinquedos e acessórios que ajudam na retirada dos resquícios de alimentos que ficam entre os dentes. A alimentação também é muito importante para manter a saúde bucal em dia, portanto, só ofereça ração de qualidade.
Faça um check-up semanal na boca do seu animalzinho. Se notar qualquer problema, procure um veterinário de sua confiança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário