terça-feira, 28 de agosto de 2018

Grandalhonas visitam Ilhabela



Ao longo dos últimos dois meses, 30 baleias Jubarte passaram por Ilhabela, no litoral norte de São Paulo.
Não se sabe ao certo o motivo central pelos quais os mamíferos se aproximaram da costa, no entanto, uma das causas pode ser o rápido crescimento populacional das baleias. Dados do Projeto Baleia Jubarte  (PBJ) demonstram que este crescimento está situado em 12% ao ano. 
Um outro possível fator é a escassez de krill na Antátida, o principal alimento das baleias. Os mamíferos estão se aproximando do litoral Sul e Sudeste, que possuem as águas mais frias no inverno, em busca de comida.
Os observadores de baleias comemoram o aparecimento das grandalhonas, mas os ambientalistas se preocupam. A presença das jubartes é uma certeza de que elas estão lutando pela sobrevivência, mas, por outro lado, sempre existe o risco da aproximação do animal das embarcações e das pessoas, o que é um risco.
Somente as propostas de educação ambiental podem ajudar na proteção do animal, que sofre risco de extinção e também resguardar os banhistas e pescadores. Para garantir a segurança, a dica é nunca se aproximar dos mamíferos. Vamos fazer a nossa parte!


quarta-feira, 8 de agosto de 2018

Combate ao colesterol animal


No Dia Nacional de Combate ao Colesterol, 8 de agosto, precisamos voltar nossos olhares também para os animais de estimação, que precisam estar com os níveis do colesterol controlados. 
Nos cães e gatos, a taxa acima do que é indicado por especialistas é conhecida como hiperlipidemia, causadora de diarreias, vômitos, dores abdominais e até convulsões. Doenças nos rins, derrames e acidente vascular cerebral (AVC) também podem se desenvolver devido ao problema.
Para deixar os mascotes saudáveis, os tutores devem escolher uma alimentação balanceada, sem gorduras, de acordo com o perfil do animal. Os petiscos a toda hora e as comidas que não são específicas para os peludos devem ser evitadas. Além disso, os bichinhos precisam de uma rotina diária de atividades físicas, evitando o sedentarismo. Fazer exames periódicos de dosagem sanguínea também ajuda na prevenção do colesterol. Se ainda restaram dúvidas sobre o assunto ou se deseja submeter o seu pet à exames, procure um veterinário da sua confiança.